(15) 99689-7005



Entre em contato

(11) 3090-7780

(15) 3263-4695

Perfuração de Poços

Perfuração de Poços

PROJETOS PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS

As análises realizadas antes da perfuração de poços artesianos são determinantes para o sucesso e eficiência da obra acabada. Por isso, a Boituhidro elabora projetos rigorosamente detalhados e bem estruturados:

  • As condições geológicas (locais/regionais) e as condições estruturais do empreendimento são avaliadas por nossa equipe técnica, composta por geólogos e engenheiros experientes na área.
  • Os materiais e métodos de perfuração de poço artesiano são determinados em conjunto com a equipe de engenheiros especializados.
  • Todos os registros exigidos pelos órgãos competentes, como o CREA e o DAEE, são emitidos antes do início da perfuração de poços artesianos.
  • Todos os documentos e equipamentos necessários para a segurança no trabalho também entram em conta na elaboração do projeto.

TIPOS DE PERFURAÇÃO E EQUIPAMENTOS

Os métodos e materiais usados na perfuração de poço artesiano são, em grande medida, determinados pelo tipo de composição do solo a ser perfurado. Por isso, existem basicamente três tipos de perfuração: em rochas sedimentares, em rochas cristalinas ou em projetos mistos que aproveitam os dois tipos de captação.

Quando o solo é composto de rocha sedimentar, que é de baixa coesão (mais arenosos), as paredes do poço artesiano são inteiramente revestidas.

Nesses casos, emprega-se a perfuração rotativa: uma broca tritura o solo, que é expelido através da circulação de um fluido com características físicas e químicas ideais.

Perfuração de Poços

Quando o solo é composto de rocha cristalina (ou sã), que é de alta coesão, as paredes do poço artesiano são revestidas apenas até o ponto onde começa a rocha cristalina.

Abaixo desse ponto, a perfuração é feita através de sistema rotopneumático: a rocha é fragmentada através da combinação de percussão de alta frequência com pequeno curso e rotação.

Perfuração de Poços